Publicidade

UFMT de Sinop desenvolve tecnologia inovadora para combater praga agrícola com bioinsumos

Um novo passo no controle biológico de pragas agrícolas está sendo dado no câmpus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Sinop. O Laboratório de Entomologia, ligado ao Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA), firmou um acordo com o Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas e uma empresa especializada no setor para desenvolver um bioinsumo inovador contra percevejos — insetos que causam grandes prejuízos em lavouras de soja, milho e outras culturas.

A solução será baseada em parasitoides, inimigos naturais com alta eficácia no controle dessas pragas. A proposta da parceria partiu da empresa, que já possui experiência consolidada no uso de tecnologias para manejo biológico em diferentes culturas.

O projeto também contará com a colaboração da Embrapa Agrossilvipastoril e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), fortalecendo a base científica da iniciativa.

Além disso, o laboratório da UFMT passa por um processo de modernização para ampliar sua capacidade de pesquisa, com novas estruturas dedicadas à criação e experimentação de agentes biológicos, garantindo o suporte necessário para a execução do estudo.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade