Um novo passo no controle biológico de pragas agrícolas está sendo dado no câmpus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Sinop. O Laboratório de Entomologia, ligado ao Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA), firmou um acordo com o Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas e uma empresa especializada no setor para desenvolver um bioinsumo inovador contra percevejos — insetos que causam grandes prejuízos em lavouras de soja, milho e outras culturas.
A solução será baseada em parasitoides, inimigos naturais com alta eficácia no controle dessas pragas. A proposta da parceria partiu da empresa, que já possui experiência consolidada no uso de tecnologias para manejo biológico em diferentes culturas.
O projeto também contará com a colaboração da Embrapa Agrossilvipastoril e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), fortalecendo a base científica da iniciativa.
Além disso, o laboratório da UFMT passa por um processo de modernização para ampliar sua capacidade de pesquisa, com novas estruturas dedicadas à criação e experimentação de agentes biológicos, garantindo o suporte necessário para a execução do estudo.



