A Prefeitura de Sinop foi reconhecida em nível nacional na tarde de quarta-feira (15) em Brasília (DF) ao receber o prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal – Ranking Siconfi, conquistando o 1º lugar na categoria regional (Centro-Oeste) para municípios com mais de 100 mil habitantes. Além disso, a cidade recebeu a classificação A+ na prévia fiscal da Análise da Capacidade de Pagamento (Capag). A honraria foi entregue pelo secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron.
No Ranking Siconfi, Sinop obteve 98,5% de pontuação, sendo destaque como melhor desempenho regional. Já a classificação A+ reconhece o comprometimento do município com responsabilidade fiscal e excelência na gestão pública. O prefeito Roberto Dorner comemorou a conquista, destacando que o prêmio reflete a transparência e a seriedade do trabalho contábil e fiscal da administração municipal.
“Essa premiação reforça nossa posição de destaque nacional e evidencia o compromisso da Prefeitura com a gestão eficiente dos recursos públicos”, afirmou Dorner.
O ranking é elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional, por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), e avalia a qualidade, consistência e integridade dos relatórios contábeis enviados por União, estados e municípios. A iniciativa busca incentivar boas práticas de gestão pública e valorizar o trabalho de profissionais contábeis em todo o país.
Durante a cerimônia, Ceron também parabenizou os municípios e destacou a participação de mulheres na gestão financeira, citando o exemplo de Sinop, onde a secretária de Finanças e Orçamentos, Ivete Mallmann, reconheceu o esforço da equipe e reforçou a importância do prêmio para consolidar a transparência e confiabilidade das informações contábeis do município.
Receberam a premiação em Brasília os servidores municipais Adilson Cezar Ronconi, diretor Executivo de Sistemas e Software, a contadora responsável técnica Jacqueline Ferreira Alves e a diretora contábil Cristiane Treder.
O prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal surgiu a partir do Ranking Siconfi, publicado desde 2020, que avalia a precisão e consistência dos dados contábeis enviados pelos entes federativos. Atualmente, mais de 160 verificações são consideradas na avaliação, e a premiação, a partir de 2023, conta com apoio do Banco Mundial e do Banco do Brasil, contemplando categorias nacional e regional, reconhecendo os melhores desempenhos e evoluções da gestão contábil e fiscal no Brasil.



