Com o feriado prolongado do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a circulação de veículos de passeio na BR-163/MT começa a se intensificar a partir desta quarta-feira (19). A estimativa é de que o tráfego atinja seu ponto máximo no sábado (21). Para acompanhar esse aumento e garantir maior segurança aos usuários, a Nova Rota do Oeste colocou em ação, já nesta quarta, a Operação Rota à Vista, ampliando equipes e reposicionando viaturas ao longo da rodovia.
Segundo levantamento da concessionária, o tráfego de automóveis deve crescer 12% nesta quarta e 18% no sábado. Já quinta, sexta e domingo devem manter fluxo semelhante ao habitual. Para o transporte de cargas — que concentra o maior volume de circulação — a projeção é de redução de até 6% durante o período, embora o número de caminhões e carretas continue expressivo.
Com a chegada do período chuvoso, a orientações é que os motoristas reforcem a atenção e adotem direção mais prudente. A Nova Rota recomenda que os condutores revisem itens fundamentais antes de viajar, como limpadores de para-brisa, sistema de freios e pneus.
A concessionária também destaca a importância de cumprir as normas de trânsito e lembra que as imagens das câmeras de monitoramento da BR-163 são compartilhadas com a Polícia Rodoviária Federal, ampliando a capacidade de fiscalização, conforme previsto na resolução Contran nº 909/22.
Operação Rota à Vista
As equipes da Nova Rota do Oeste permanecem distribuídas por todo o trecho concedido da BR-163/MT, oferecendo suporte 24 horas aos usuários. Durante o feriado, o efetivo é ampliado e a frota — que ultrapassa 80 veículos — é reposicionada seguindo o mapeamento de pontos com maior demanda.
O motorista pode solicitar atendimento ou consultar informações atualizadas sobre tráfego, obras e condições climáticas pelo telefone e WhatsApp 0800 065 0163, disponível ininterruptamente.
10 dicas para dirigir com segurança na chuva
- Reduza a velocidade e mantenha distância segura do veículo da frente.
- Evite frear bruscamente; desacelere de forma gradual.
- Utilize faróis baixos para aumentar a visibilidade.
- Fique atento a poças, que podem indicar risco de aquaplanagem.
- Se ocorrer aquaplanagem, não freie; segure o volante e alivie o acelerador.
- Não realize ultrapassagens em momentos de chuva forte ou baixa visibilidade.
- Revise palhetas, freios e pneus antes da viagem.
- Use pisca-alerta somente em caso de parada completa, nunca com o carro em movimento.
- Em trechos com neblina, diminua ainda mais a velocidade e mantenha farol baixo.
- Se a visibilidade ficar muito comprometida, pare em um local seguro até a chuva diminuir.



