A Defesa Civil de Sinop recebeu 47 das 49 câmeras previstas no programa Vigia Mais MT, que serão distribuídas nos parques Florestal e Botânico, além da estrada Adalgisa, que leva ao aterro de resíduos sólidos. Segundo o coordenador do órgão, Pedro Contini, trata-se da primeira iniciativa em Mato Grosso a instalar sistemas de vigilância em parques públicos com foco em segurança e proteção ambiental.
Ele explicou ao Só Notícias que a presença dos equipamentos deverá ajudar a coibir atos de violência, identificar irregularidades, prevenir crimes ambientais e reforçar a segurança dos visitantes. “Queremos agir preventivamente sempre que identificarmos algum risco, além de melhorar o acompanhamento de possíveis focos de incêndio”, destacou.
Contini adiantou ainda que a Defesa Civil negocia com o governo estadual o envio de novas câmeras, que deverão auxiliar no monitoramento de pontos críticos de alagamento. A intenção é mapear essas áreas e instalar equipamentos de vigilância onde houver maior necessidade. “A câmera é apenas uma parte da estratégia. O objetivo central é encontrar soluções para reduzir ou até eliminar os alagamentos”, explicou.
A instalação dos novos equipamentos deve avançar ao longo dos próximos dias e ser concluída até o início da semana que vem.



