Publicidade

Campanha “Amor não causa dor” é lançada em Sinop para reforçar combate ao feminicídio

A campanha “Amor não causa dor” foi lançada na última sexta-feira com o objetivo de fortalecer as ações de prevenção ao feminicídio e ao enfrentamento da violência contra a mulher em Sinop. O alerta ganha ainda mais relevância diante dos dados registrados no ano passado, quando Mato Grosso contabilizou 52 feminicídios, sendo seis ocorrências no município, que liderou o ranking estadual.

A iniciativa prevê a instalação de materiais de conscientização em locais de grande circulação, como bares, restaurantes, lojas e supermercados. Entre os recursos utilizados estão cartazes informativos com orientações e acolhimento às vítimas, além de uma cartilha educativa que aborda diferentes formas de violência, incluindo agressões físicas, sexuais, psicológicas, morais, patrimoniais, virtuais e a violência política de gênero.

Responsável pela coordenação da campanha, a professora Branca destacou a importância da atuação integrada entre as instituições que compõem a Rede de Proteção à Mulher. Segundo ela, o trabalho conjunto é essencial para mudar os índices do município. “Precisamos estar unidas. Convidamos forças de segurança, sociedade organizada, representantes do comércio, associações de mulheres e secretarias. É um pedido do prefeito Roberto Dorner para que todos estejam mobilizados, com força e compromisso, para que Sinop deixe de ocupar o primeiro lugar em feminicídio”, afirmou.

A presidente da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Eliane dos Santos, ressaltou que a procura por atendimento tem aumentado. Ela explicou que mais mulheres estão buscando ajuda e sendo acompanhadas de forma contínua. “Quando falamos em atendimento integral, estamos falando de mulheres que possivelmente não perderam a vida justamente por causa do acolhimento e do cuidado recebidos após a denúncia”, pontuou.

A secretária municipal de Assistência Social, Sineia Abreu, reforçou a necessidade de que as vítimas formalizem as denúncias. Segundo ela, Sinop conta com uma rede estruturada e atuante, que envolve não apenas o Poder Público, mas diversas instituições parceiras. “Temos Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Delegacia da Mulher e as secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação atuando de forma integrada em ações preventivas para interromper o ciclo de violência”, declarou, por meio da assessoria.

O prefeito Roberto Dorner participou do lançamento da campanha, parabenizou o engajamento das entidades envolvidas e destacou as políticas adotadas pela atual gestão em defesa dos direitos das mulheres.

A campanha “Amor não causa dor” é uma iniciativa da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM), vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Patrulha Maria da Penha, Procuradoria da Mulher, forças de segurança e entidades representadas pela União das Entidades de Sinop (Unesin).

Compartilhe esta postagem:

Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade